domingo, 1 de agosto de 2010

Pensamentos Intrusivos

Para mim o pior no meu TOC são os tais pensamentos intrusivos. Não sei qual a religião de você leitor, mas a minha é espirita, e eu aprendi que Jesus nos ensinou a seguinte frase: Orai e vigiai, eu faço de tudo para cumprir isso, com todo o meu perfeccionismo, uso todas as minhas forças para orar e vigiar meus pensamentos e atitudes, mas é uma tarefa mais difícil do que tudo que eu já encontrei na minha vida. Vou exemplificar, eu agora já estou melhor, não penso mais em tantas histórias de morte, suicídio, doença, acidentes graves, etc. Isso ainda acontece, mas bem menos do que antes, mas mesmo assim ainda não me livrei dos pensamentos intrusivos, pois por mais leves que sejam atrapalham e muito o dia a dia. Eu as vezes quero ler um livro, ou fazer um trabalho da faculdade, aí vem um pensamento e entra na minha cabeça, e gruda que nem chiclete, eu tento substituí-lo, tento continuar a ler e não dar importância a ele, tento arrancar ele a força da minha cabeça, tento rezar, cantar, poucas vezes consigo que tudo isso dê certo, na maioria das vezes nada disso é suficiente para arrancá-lo de lá, eu to escovando os dentes, e viajo, sem nem reparar, em meus próprios pensamentos e quando retorno me assusto pois já se passou meia hora, uma hora, as vezes até muito mais. Eu to querendo orar e no meio da oração aparece uma música e eu começo a cantar, e depois lembro que to orando e continuo orando aí surge uma história, e eu tento continuar a orar, e vira uma luta, vira uma guerra, e eu tentando me libertar do pensamento e finalizar a oração, acabo as vezes falando "... me ajude, obrigada, amem, assim seja!" finalizo só pra não ser interrompida novamente. Eu detesto isso, as vezes penso que seria melhor morrer do que continuar com esses pensamentos me deixando louca, as vezes não sei como consigo ser a melhor aluna da turma e nunca entregar trabalhos atrasados, fico muito nervosa em não conseguir fazer as coisas por causa disso e quando eu to inspirada sem nenhum pensamento a me atrapalhar, surge uma briga na minha casa, ou meu pai alcoolizado querendo quebrar tudo, querendo discutir, querendo ver TV ou rádio no último volume, aí eu piro de vez, fico tão ansiosa que chego a pensar em suicídio e me machuco... Sei que nada disso se resolverá com minha morte, pois morte não existe, e terei que vencer isso até se estiver desencarnada, então não dá pra fugir, se eu to passando por isso, ou é prova, ou é espiação, ou é missão, ninguém tem algo que não mereça ter. Deus não nos dá uma cruz mais pesada do que podemos carregar, mas esses pensamentos, esses conhecimentos, desaparecem do cérebro na hora da crise, na hora do desespero, as vezes ouvindo músicas religiosas (espíritas, evangélicas, e católicas), eu ouço de tudo que é bom, acaba me ajudando a pensar melhor e lembrar dos conhecimentos e lutar contra os pensamentos ruins, ou as musiquinhas infernais que me atormentam. Mas tem momentos que nem isso resolve, e aí eu me pergunto, será que eu não sou forte o bastante, seré que eu não aprendi a lição, será que eu não tenho força de vontade, será que é culpa minha, será que eu terei consequências negativas por isso, será que eu vou sofrer mais ainda do que já to sofrendo??? Bate em mim um medo, uma tristeza, muitas perguntas, e eu penso, será que eu não to seguindo o que Jesus falou, não sei orar e me vigiar, por que eu não consigo??? Ninguém sabe o que é ter TOC, só quem tem sabe o quanto a gente sofre, e ainda tem que ouvir dos outros baboseiras preconceituosas e todos se afastam de vc porque vc é uma pessoa problema. Mas, agora, penso em tanto que já melhorei, em tanto que já alcancei, que ninguém repara, só reparam nas minhas crises, no que ainda não consegui vencer, porém ninguém vê minhas vitórias, minha luta incessante contra isso, ninguém percebe que todo o dinheiro que eu tenho é gasto em meu tratamento e não sobra nada, falta, e minha mãe com muito sacrifício tem que completar a quantia, e ainda pagar minha faculdade, que antes eu pagava, mas agora não dá pra pagar nenum nem o outro quanto mais os dois, e eu vejo gente da minha idade, namorando, saindo, se divertindo, ganhando mesada dos pais, comprando roupas, comprando brincos, sapatos, e eu com todos os meus tênis furados entrando água quando chove, e implorando pra minha mãe pagar uma blusa pra mim pra quando eu tiver dinheiro pagar a ela, eu cheia de tarefas aceitando qualquer bico pra ter algum dinheiro pra comprar um lanche que tem que durar o mês todo, e na verdade só dura no máximo duas semanas, e fico com fome na faculdade sentindo cheiro de salgado, e todos comendo na minha frente, eu vejo isso e penso, o que eu fiz na outra vida de tão grave pra ter que passar por isso? E ainda me pergunto, e porque eu to sofrendo se tem gente na África morrendo de fome e eu pelo menos tenho uma comida ruim da minha mãe pra comer, se tem tanta gente na rua sem família, e eu tenho uma casa, e uma família que eu amo muuuuuuuuuuuito por mais que eles me façam sofrer muitas vezes. Que direito eu tenho de reclamar da vida? E me lembro do vídeo/música "Offer", que quem quiser ver, tem o vídeo no meu blog pessoal que encontra-se na coluna a direita, lá em baixo, o último blog. Ou direto no youtube pelo link: http://www.youtube.com/watch?v=aYE_TdVo5FY&feature=player_embedded
Eu penso nisso tudo e não sei ter outra reação sem ser chorar e sorrir ao mesmo tempo.

13 comentários:

  1. "Ninguém sabe o que é ter TOC, só quem tem sabe o quanto a gente sofre, e ainda tem que ouvir dos outros baboseiras preconceituosas e todos se afastam de vc porque vc é uma pessoa problema."

    Ana, concordo com vc, é a pior parte. Os pensamentos intrusivos... incontrláveis.

    Tb já pensei muito como vc, qdo compara seu problema com a miséria da àfrica, já achei q essa era a minha cruz, q eu ia ter q carregar, mas hj ñ consigo mais pensar assim, afinal, se ficarmos achando desculpas pra nossa infelicidade, estaremos sempre assim. Devo ter essa miséria de transtorno há huns 10 anos, e nunca procurei ajuda pq o povo mandava eu rezar... e nunca adiantou rezar, daí agora eu descubro q tenho isso e sinceramente, ñ sei o q fazer...

    ResponderExcluir
  2. Ei,Gabi...já falei no orkut,mas resolvi parabenizar por aqui por vc estar se tratando e resistindo as dificuldades.Mostrei p minha mãe e ela achou mt bom e está feliz por vc!beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, fiquei muito feliz com seu blog...
    vou acompanhar sempre...
    tenho sintomas de TOC há 2 anos, mas apenas há 1 mês fui a um psicólogo que disse o diagnóstico. Como eu estudo Medicina, eu já sabia, mas não tinha como falar para ninguém. Depois de uma crise louca, meu pai achou esse psicólogo que está salvando a minha vida. Faço terapia cognitivo-comportamental com hipnose e está dando certo, mesmo com o pouco tempo.
    Eu tenho pensamentos intrusos constantemente de que eu posso estar grávida, que vazou da camisinha e por aí vai. Agora invento para mim mesma que não tomei o anticoncepcional... então eu fico com a certeza de que estou grávida, faço exames, não durmo, só choro... minha vida está uma loucura porque só consigo pensar nisso e não tenho feito mais nada...
    Também não sei como posso ser boa aluna e ainda manter a facul, porque está difícil!!
    Amei mesmo seu blog!!!!!!!!
    parabéns pelas suas conquistas... Você me inspirou muito!
    beijos da sua já amiga,
    Karlinha

    Ah, não consegui colocar meu nome, então vai como anônimo mesmo!!
    =**

    ah obrigada por contar suas experiências!

    ResponderExcluir
  4. Oi minha linda, desculpe a demora em comentar, mas tive uma semana complicada. Sei como se sente, pois já tive esses pensamentes que atormentam e muitas vezes até nos incapacita. Quero dizer a vc, que assim como consegui vitória, tenho certeza que vc também conseguirá!
    Vc me demonstrou ser uma pessoa guerreira e determinada e isso te ajudará a não desisitir do seu tratamento. Quanto ao que as pessoas pensam ou falam, ou até msm o fato de não perceberem suas evoluções, isso é normal, todos nós que temos TOC vivemos isso, mas o que realmente importa, são suas conquistas e que vc mesmo consegue vê-las, já que é vc quem mais sofre com isso.Bjkas e conte comigo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi, achei muito legal a sua iniciativa, e juntas, vamos descobrir muitas respostas, com certeza.
    Não se sinta nunca sozinha, você tem amigos verdadeiros.
    Beijos. Bernadete

    ResponderExcluir
  6. Nossa Anna, quanta angústia!...Mas eu sei EXATAMENTE o q vc passa, pq eu passo tb. Meu TOC é de pensamentos. Então fico nos questionamentos horas presa, angustiada, pensando, analisando meus pensamentos e tentando me livrar deles...horas a fio e são tão complexos...tão dificeis de se consertarem, q as vzs tenho medo de enfrentá-los e fico horas enrolando ate encará-los e "desfazê-los" e aí sim, poder partir pra proxima ação. C isso meu dia, minha vida ficam parados, atrasados, n durmo, n como, n faço nd qdo to em crise, é um inferno. Mais de 30 anos de idade e ainda n consegui terminar minha faculdade, n sei como vc consegue... Só Deus msm p nos ajudar a carregar essa cruz. E q ela pelo menos sirva pra nossa salvação, pq se for essa a nossa cruz mesmo, n teremos cura enquanto vivermos. Mas espero q n seja a nossa cruz n, apenas uma doença c a qual nascemos e q Deus pode curar se Ele quiser, como cura tantas pessoas. O negócio é correr atrás da graça. Se agarrar Nele e confiar acima de td. é isso aí, vms andando na fé! Q Deus te abençoe. Bjs, Renata

    ResponderExcluir
  7. Ah, eskeci de comentar o lance das pessoas só repararem nos nossos fracassos. C crtza tb passo por isso. Mato um leão por dia nessa batalha com a minha mente, mas ng está vendo, pq o sofrimento é interno. NG imagina realmente o q eu passo, pois so quem tem TOC, sabe o q é. então ng vê as dificuldades q tenho por causa desse problema, só vêem o q eu n consigo realizar, as derrotas, os avanços passam despercebidos, mas as vzs ate por mim msma, como dizia minha psicologa. Mas realmente, ainda acho q faço mto p alguem c a dificuldade q eu tenho, as vzs tb me sobressaio entre as pessoas "normais', pq graças a Deus, sempre tive facilidade nos estudos. Mas realmente n consigo cumprir prazos e por isso me prejudico, principalmente na faculdade. Sou uma atrasilda em tds os aspectos, ng aguenta esperar por mim.
    Mas Anna, se anime, vc assim como eu, é uma guerreira e Deus tem visto nossas batalhas. ;)
    Bjs, Renata

    ResponderExcluir
  8. Oi Anna, acredite quando eu digo que sei exatamente tudo o que vc passa, eu te entendo, eu te compreendo e vc não ta sozinha nessa luta contra o Toc, pode ter certeza disso, eu passei mais de 1 ano sozinho sofrendo com pensamentos intrusivos, pensamentos muito ruíns, sobre o qualquer não gosto nem de comentar, eu sentia medo, angustia, tristeza, uma falta de ar, uma tristeza muito profunda mesmo, que me fazia ficar deitado na cama lutando contra os pensamentos. O meu namoro quase foi destruído por conta disso, hoje em dia nao namoro mais, mas terminou por conta de outras motivos e nao pelo Toc, costumo dizer que:
    As vezes o pior inimigo está dentro de nós mesmos.

    Mas depois que eu comecei a medicação e a terapia cognitivo comportamental isso me ajudou muito, me ajudou a entender esse transtorno, me ajudou a saber lidar, me ajudou a saber lutar contra esse inimigo que só nós sentimos. Continue a sua terapia, seus medicamentos, que o toc vai diminuindo gradativamente, vc vai consegui controla-lo, vai conseguir nao se importar tanto com esses pensamentos, sabe por que? Porque eles não são verdadeiros, são um fruto do nosso cérebro de uma disfunção biologica.

    Anna o pensamento intrusivo nao define quem somos e sim o que fazemos é o que conta. Eu sou uma pessoa boa e tenho certeza absoluta que vc tmb é, com certeza absoluta vc tem um coração bom, vou deixar meu msn aqui embaixo se quiser conversar.

    Você ja está vencendo o toc só pelo fato de ter procurado ajuda, isso vai passar, acredita!

    Beijos e fica com deus

    msn: neotheone_38@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, como está seu dia hoje, Anna?
    Estou passando por essa onda de pensamentos intrusivos também.. que me abalou bastante.. entrei em forte crise depressiva, mas algo em mim sempre quis lutar, algo bem forte.. foi uma fé resgatada aos prantos.. senti-me no colo de Deus quando tive a pior crise.
    Queria dividir contigo e com todos a medicina ayurvédica, medicina indiana, milenar, procurem saber mais sobre os tratamentos dela, entre eles está a prática de ioga, que tem me ajudado bastante, é um encontro com Deus dentro de nós..
    Nós temos força suficiente para aguentar muito, e superar, acima de tudo, devemos pensar que nem todo pensamento é eterno, lembrem-se da infância, quando pensávamos tanta coisa das quais nem nos lembramos mais.. era uma fase emotiva, não racional, mas mesmo assim, devemos pensar nessa finitude do problema.. isso vai acalmando a alma..!

    Boa sorte para nós todos!
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi Anna,
    também tenho pensamentos intrusivos, mas atribuo muito a mediunidade, pois desde adolescente eu vejo espíritos. O que posso te aconselhar é que tenha muita resignação e tente conservar a calma, mesmo quando parecer difícil. Procure participar de sessões de desobsessão em um centro espírita kardecista. Jesus disse "vigiai e orai", por isso ore, ore muito, a qualquer ora do dia, porque os problemas mais sofridos são os espirituais. Cultive uma vida reta, sem palavrões, sem ódios, com perdão, sem julgamentos, e procure sempre a ajuda espiritual. Um abraço. Fique com Deus. P.S: Se quiser falar a respeito meu e-mail é "melo_renata@ymail.com"

    ResponderExcluir
  11. Seja forte menina eu tenho apenas 15 anos e sempre sofri disse meu pais brigam comigo mas não sabem, e eu não tenho coragem de falar, sempre tive esses sintomas, uma vez fui a um medico mas eu era uma criança não sabia de nada! e ele tambem não descobriu nada! é horrivel principalmente para pessoas religiosas que nem eu e vc. HORRIVÉL!

    ResponderExcluir
  12. Leia o livro O Poder do Agora, vc irá melhorar muito. Pode baixar de graça na internet.

    ResponderExcluir
  13. Venho aqui dar a notícia a todos vocês, que meus pensamentos intrusivos diminuiram muito com o tratamento, estou muito feliz e mesmo que as vezes tenha algumas crises, relendo este depoimento vejo o quanto eu melhorei e estou menos angustiada, estou namorando, trabalhando, vivendo... Beijos e obrigada a todos pela força!

    ResponderExcluir